Quantidade de leitores do nosso Feed

Receba nossas novidades digitando e cadastrando seu e-mail:


1 usuário navegando nesta página. Usuários: , 1 visitante,

Fé com obras vivifica o Ser

novo logomarca - 21.07.2010MORTA É A FÉ SEM OBRAS

“Assim também a fé, se não tiver obras, é morta em si mesma.” – (Tiago, 2:17)

“A Epístola de Tiago, chamada universal por ter sido dirigida a todas as primitivas igrejas cristãs, quando proclama ser morta a fé sem obras, tem a corroborá-la a Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios, onde nos deparamos com a afirmação de que, “se alguém tivesse o dom da profecia, falasse a língua dos anjos, penetrasse todos os mistérios, tivesse toda a fé ao ponto de transportar montanhas, desse seu corpo para ser queimado em praça pública ou distribuísse toda sua fortuna entre os pobres, se não tivesse caridade, nada disso lhe serviria“.

Proclama, ainda, Paulo de Tarso que “dentre estas três virtudes: a fé, a esperança e a caridade, a mais excelente é a caridade“.

Diz Tiago em sua epístola: “Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver obras? Porventura a fé pode salvá-lo? E se o irmão ou irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento quotidiano. E algum de nós disser-lhes: Ide em paz, aguentai-vos, e fartai-vos; e lhes não derdes as coisa necessárias para o corpo, que proveito virá daí?.”

Tudo isso nos leva à dedução de que a caridade é a mais excelsa das virtudes. De nada adianta ter fé ao ponto de transportar montanhas, se não for devidamente acompanhada pelas boas obras.

Pelo que nos é dado deduzir, tanto dos ensinamentos de Tiago como dos de Paulo de Tarso, a afirmação de Jesus Cristo: “a cada um segundo as suas obras“, serviu de fundamento para os ensinamentos desses dois apóstolos sobre a excelência da caridade.

Na parábola do Bom Samaritano observamos que o sacerdote – homem de fé e mentor religioso – passou ao largo, nada fazendo em favor do moribundo que jazia à margem da estrada. O samaritano, por sua vez, apesar de ser considerado herege e apóstata pelos ortodoxos judeus, foi quem, tocado de íntima compaixão, socorreu o ferido, propiciando-lhe toda a assistência a seu alcance.

O sacerdote talvez tivesse dito como afirma Tiago: “Fique em paz, aguentai-vos”. É inegável, pois, que a boa ação do samaritano suplantou de muito a fé do sacerdote.

Tiago afirma em sua epístola que uma pessoa dotada de fé robusta, se for procurada por alguém que está nu e com fome deva, e não socorrê-la, a sua atitude anula a sua fé. E óbvio que se primeiramente deve-se suprir as necessidades físicas de uma criatura faminta, a fim de predispô-la para assimilar ensinamentos de ordem espiritual. Não se pode falar em fé, a uma pessoa que está nua, com frio ou com fome.

É imperioso que ela seja socorrida nessas necessidades primárias, antes de se pretender orientá-la no caminho da fé ou da iluminação interior. (…)” por Paulo A. Godoy

—————————————————–

Quão gratificante e rica em aprendizados foi nossa reunião de ontem quando tivemos “Paz e bem entrevista…Irmã Conceição“, religiosa católica que há quase três décadas se dedica a acolher e motivar crianças e adolescentes que vêm do Interior do Ceará para fazer tratamentos prolongados contra o câncer. Aos 57 anos, espontânea e trabalhando com muito Amor à causa do Bem, ela nos contagiou com sua alegria e seus depoimentos, a partir de experiências vividas com os assistidos e voluntários do Lar Amigos de Jesus.

A entrevista foi precedida da leitura de trecho da epístola de Tiago (Cap. 2 – vv. 1 a 16) que fala sobre a fé ser morta quando não resulta em obras no Bem. Ao final, Irmã Conceição fez todo o público ficar de pé, cantar e fazer uma coreografia simbólica com a música instrumental “Soleado”.

Aprendemos muito com ela sobre Vida, alegria, desapego, vocação e dedicação ao Bem. Rogamos que ela continue em Deus, bem como todos os que fazem o Lar Amigos de Jesus, que fica situado na Rua Ildefonso Albano, 3052 (esquina com Av. Soriano Albuquerque), Joaquim Távora. Quem quiser maiores informações sobre como ajudar o Lar, basta ligar para (85) 3226.3447 / (85) 3067.6565.

    This entry was posted in Reflexões and tagged , , . Bookmark the permalink. 2.008 visualizações.

    2 Responses to Fé com obras vivifica o Ser

    1. Janio says:

      André,
      Qual é a diferença entre as duas logos?

    2. Andre Sousa says:

      Boa tarde, Aqui é o André do Lar Amigos de Jesus, gostaria que por favor atualizasse a nossa logo nesta postagem pois a mesma já não é mais usada e está causando alguns problemas com nossos internautas que insistem em utiliza-la.
      Esta é a nossa logo Atual: https://i.imgur.com/xzPFStV.png

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Postagens relacionadas