Dica Paz e Bem | Por Rossandro Klinjey

Em sua palestra, realizada na quinta-feira, dia 05 de abril, Rossandro Klinjey ao responder a pergunta de uma jovem da plateia sobre como defender um posicionamento político, moral ou social sem entrar em conflito direto com parentes e amigos ou ainda não ser omissa diante das atuais questões que estão em pauta no país, fez uma importante reflexão e indicou o documentário “Salvando o Capitalismo, disponível no NetFlix (https://www.netflix.com/br/title/80127558)

No documentário, de 2017, Robert Reich, economista norte-americano e ex-secretário de Trabalho da gestão Clinton, expõe suas ideias sobre o capitalismo e a desigualdade de renda entre americanos de diferentes origens.

Em sua resposta, além de indicar o documentário como forma de entendimento do jogo de poder que há não apenas nos Estados Unidos, mas em todo o mundo, Rossandro também ressaltou a importância de reconhecermos que o “candidato” ou “ideologia” que defendemos sempre terá virtudes e defeitos, assim como o “candidato” ou “ideologia” defendido por outra pessoa. É um comportamento infantil achar que há vítima e algoz ou ainda que estamos sempre certos em nossas opiniões.

Para finalizar, o palestrante ressaltou a questão espírita e transcendental que está por trás dessa polarização, as “duas chagas da Humanidade” que são o orgulho e o egoísmo. “O orgulho quando eu acho que apenas eu estou certo e que o outro é incompetente, incapaz e está errado. Egoísmo quando eu quero que apenas os meus se deem bem na vida, que apenas a minha família esteja bem. Enquanto eu pensar assim, todos nós padeceremos”, salienta Rossandro.

Quer ver a palestra completa, incluindo as perguntas feitas?

Clique aqui e acesse a palestra.

Inscreva-se no Canal Paz e Bem no You Tube.

Deixe um comentário