Quantidade de leitores do nosso Feed

Receba nossas novidades digitando e cadastrando seu e-mail:


1 usuário navegando nesta página. Usuários: , 1 visitante,

Alimentar a alma de humildade

Clique na foto para ver maior

Ainda surfando na onda da humildade, virtude a ser conscientemente exercitada na semana, eis uns nutritivos alimentos para a alma:

Humildade é simplicidade, é naturalidade. (…) Ser humilde (…) é apenas ser simples.

Certas pessoas, para atestar a sua humildade, se dizem insignificantes, esquecidas de esse sentimento depressivo a seu próprio respeito entorpece e anula qualquer atividade sua. A sugestão é algo importante na nossa vida, e aquele que se deprecia, vai-se convencendo da sua incapacidade, perdendo, assim, o estímulo para qualquer investimento. Se a própria pessoa se desvaloriza, se amesquinha diante dos outros, como esperar que alguém lhe dê qualquer incumbência de responsabilidade?

A justiça começa por casa“, diz o sábio rifão. Ninguém é insignificante; todos têm seu valor. Cada um deve procurá-lo dentro de Si e fazê-lo viver.

(…) Ser humilde é (…) fazer aquilo que está ao nosso alcance, o melhor que pudermos, com todo o nosso amor; para que o talento que nos confiado se multiplique.”

“(…) A humildade (…) é um sentimento que o seu verdadeiro possuidor desconhece, tão natural é a qualidade na sua formação.

Não é humilde quem se esconde para não ser visto, quem recusa aplausos e foge às glórias e aos poderes temporais. A vaidade muitas vezes se recobre com o manto da humildade para enganar os incautos.

O humilde, onde estiver, em meio às honrarias do mundo ou mergulhado na miséria, é sempre o mesmo homem simples, sem vaidade ou revolta pela condição que lhe é dada viver. (…)

O mundo não entende o humilde, rebaixa-o (…). O humilde modificou sua expressão na superfície da personalidade porque transformou-se em sua intimidade. (…)

Não interfere na experiência de ninguém, a não ser para auxiliar, havendo receptividade e ocasião conveniente.”

—————————–

Trechos extraídos das mensagens “Humildade” e “Paciência – Humildade”, de Cenyra Pinto, no livro “Vem!…

    This entry was posted in Diversos, Reflexões and tagged , , , , . Bookmark the permalink. 23.862 visualizações.

    6 Responses to Alimentar a alma de humildade

    1. Eugênia says:

      Gasparetto Zíbia ou Gasparetto Luiz Antônio?

      Poder-se-ia então concluir: quando o arrogante é arrogante, ele está sendo humilde.

      Presumo que o erro desta conclusão estaria em ser a arrogância algo autêntico e genuíno. Neste caso, atitude arrogante seria fruto de uma máscara?

      • Janio says:

        Foi o Luiz.
        Muito boas suas perguntas, E!
        Ninguém É arrogante; no máximo, age com arrogância.
        A Essência do Ser é humildade. Identificar-se com a arrogância é armadilha do ego que dela não quer abrir mão.
        A arrogância é uma forma de expressão escolhida pelo ego temeroso, com medo de algo(s).
        No caso específico, a humildade se apresenta no Ser humano quando, o indivíduo sentindo a arrogância pulsar, reconhece-a, como fruto de seu estágio hominal, humano.
        Orgulho é sentir a arrogância em si, em ação e não admiti-la; é colocá-la debaixo do tapete (da máscara) para sustentar uma imagem e satisfazer a expectativa alheia para ser aceito, amado por todos. Ilusão pura.
        Ser humilde é reconhecer a arrogância, pesquisar quando ela costuma surgir, buscar compreender do que estou querendo me defender ao atacar outrem e, enfim, transformar a energia da arrogância e canalizá-la para assumir o Poder real, sendo quem verdadeira e genuinamente É, com Amor e Sabedoria.
        Gracias!!
        Abs.

    2. Eugênia says:

      "Ser humilde não é ser menos que alguém. É saber que não somos mais que ninguém." (não sei o autor)

      A sábia benfeitora Joanna afirma algo que pode nos ajudar: "És o que vives interiormente. Não estarás melhor porque elogiado, nem pior, porque combatido"

      Paz e bem!
      E.

      • Janio says:

        Legal, E!
        Li em Gasparetto que ser humilde é Ser o que se É – nem mais, nem menos.
        Distanciamo-nos da humildade quando escolhemos aparentar o que não somos.
        Abs.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Postagens relacionadas